**BLOG INATIVO POR TEMPO INDETERMINADO** VEJA AS POSTAGENS ANTIGAS **
Share |
Ele é um entre os diversos protocolos de padrões para comunicação sem fio (Wireless) entre equipamentos e é dedicado a aplicativos e transações de torca de informações, o Bluetooth é o dispositivo mais presente hoje em diversos produtos no mercado.

Mais um dos mais ultilizados que nos acompanha todo dia em nossos bolsos são os Celulares, unido com esta bela tecnologia chamada bluethooth, pode se tornar um perigo!

  • Mais qual o motivo para isso?
Nos nossos celulares estão todos nossos dados (incluindo números de telefones, contatos, endereços e até mesmo agendas).

  • O perigo é invisível e está ao lado:
Ao deixar a sua conexão Bluetooth ativa no seu celular, você estará assim permitindo que outras pessoas coletem suas informações sem se esforçar. Usuários mal intencionados podem causar estragos e roubar todos os dados inclusos no celular caso eles tenham tais equipamentos necessários para realizar a famosa sincronização de banda.
Isto se dá porque as especificações atuais dos endereços de conexão do Bluetooth não são encriptados, desta forma uma grande falha de segurança nele habita. Por falta de informação, muitos nem sequer alteram suas senhas de conexão, deixando as que vêm de fábrica e tornando o acesso mais fácil do que já é, pois hoje existem programas que determinam o modelo do aparelho e a senha que ele vem de fábrica.
No mercado hoje existem equipamentos com alcance estendido de faixa, que podem realizar a leitura de todos os aparelhos à sua volta com Bluethooth ativado!

  • Estudos reveladores:
A recente polêmica em torno da falta de segurança nos padrões Bluetooth aconteceu no Reino Unido, na cidade de Bath. Milhares de moradores tiveram suas atividades e deslocamentos diários monitorados por meio de scanners de Bluetooth espalhados pela cidade com alcance de mais de 10 KM, e isso ocorreu sem qualquer autorização ou consentimento fosse dotado, configurando a quebra de sigilo e privacidade dos habitantes e assim provando o quanto é falho o sistema. Os dados foram repassados para o projeto Cityware. Depois de colocar este teste mirabolante de varredura de Bluetooths em prática, os desenvolvedores ainda disponibilizaram o projeto para download na internet, o que agravou ainda mais a situação e provocando grandes brigas na justiça.

  • Como faço para me prevenir?
Atualmente não existe uma forma de saber o local no qual você está ou não é vigiado, portanto a melhor maneira de evitar o roubo das suas informações é deixar o Bluetooth desativado sempre, ou após o uso. Desta maneira você estará prolongando a durabilidade da sua bateria e contribuindo para sua segurança!
Se quiser realizar transferência de dados entre 2 celulares, ou até mesmo para o seu computador, ative temporariamente e após desative. Uma boa ideia é também evitar locais lotados de pessoas, como shoppings e outros locais.
Mais uma dica é ir até as configurações de conectividade do Bluetooth de seu aparelho, alguns tem configurações que permitem que sejam aceitas apenas conexões autorizadas por você e você precisará confirmar tudo antes que outra pessoa possa visualizar suas informações ou tentar enviar ou obter acesso ao seu aparelho e alguns dos modelos mais avançados possuem também um modo de ocultação que permite que nenhum dispositivo possa captar, conectar ou saber que seu Bluethooth está ativado e ou sequer saber que você tem celular. Nesta opção você também ficará invisível para outros aparelhos, sendo que as únicas conexões estabelecidas serão as que você mesmo desejar, resumindo, as que você fazer.

  • Novamente:
Sempre que não estiver utilizando o seu Bluetooth, procure desativá-lo. Sua segurança e sua bateria agradecerão! E assim se por ventura houver scanners em sua área você estará livre deles!


Ví isso no Ultimate Live

0 Maliciosos comentaram:

Malícia nas internetes

Memória do Conteúdo

Mande um recado

Seguidores Maliciosos

Promova o Conteúdo

Copie o Banner para seu blog

by Walter J. Silva. Tecnologia do Blogger.